sábado, 18 de julho de 2015

Universidade Veiga de Almeida
Pós – Graduação em Educação e Tecnologia
Ferramenta da Web Aplicada a Educação

Unidade 4 – Recursos Abertos para a Aprendizagem

Avaliação

Plano de Aula

Tema: Solo – Estrutura e Composição.
Questão desencadeadora: Do que é formado o solo?
Segmento educacional: 6ºano.
Objetivos:
*      Observar o solo de diferentes locais da escola.
*      Comparar as amostras de solo e descrever algumas características, tais como: granulação, umidade, pH, etc.
*      Coletar dados de maneira a incentivar a investigação.
*      Sistematizar a informação utilizando diferentes linguagens, como desenhos, registro fotográfico, relato de sensações (cheiro, textura, etc.).
*      Analisar o solo verificando evidências de sua composição.
*      Organizar dados utilizando linguagem cientifica (gráficos e tabelas).

Comentários:
O solo é formado a partir das rochas, através da ação da chuva, do gelo, do vento e da temperatura, que, com o passar do tempo e com a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, transformando-as em material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral.
O tipo de solo encontrado em cada local depende de vários fatores: o tipo de rocha matriz, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre, o clima e o tempo que levou para se formar, se há interferência humana (mexendo no solo ou acrescentando nutrientes), vegetação, etc.
Verifica-se que, em climas mais secos, o solo apresenta mais sais minerais em sua superfície, devido à evaporação da água; já em climas úmidos, a água se infiltra, carregando os sais minerais para regiões mais profundas.
Os tipos de solo são: arenoso, argiloso, humoso e calcário, além do silte.
Cada tipo possui características próprias, de acordo com a seguinte divisão: densidade, formato, cor, consistência e formação química.

Materiais:
*            Sacos plásticos ou vidros com tampas.
*            Etiquetas para identificação de amostras.
*            Kit de jardinagem para cavar o solo.
*            Fita de pH o pHgâmetro.
*            Jornal.
*            Folha branca.

Estratégias:
*            Pedir aos alunos que formem grupos de quatro integrantes.
*            O professor deve combinar algumas regras para a coleta: a) marcar área de aproximadamente 10cm de lado; b) cavar uma profundidade de 10cm; c) coletar a amostra e colocar no saco plástico; d) etiquetar com os devidos dados: local (sombreado ou não), características (presença ou não de  matéria orgânica, cor do solo, etc.).
*            Ir a outro local e realizar o mesmo procedimento.
*            Trazer as amostras para análise e, sobre folhas de jornal, dividir cada amostra em duas partes: a primeira – numa folha de branca, para observar a granulação; o restante deve ser colocado em um vidro com tampa, no qual, a seguir, se acrescentará água. Agitar o vidro e observar a presença de matéria orgânica (húmus), que ficará na superfície; areia e argila no fundo. Registrar as devidas observações.
*            Realizar o mesmo procedimento com a segunda amostragem.
*            Organizar os dados em uma tabela, conforme sugestão abaixo:

Características do solo
Amostra I
Amostra II
Tipos de grânulos observados


Composição observada através da decantação



*            Comparar os dados obtidos pela turma.
*            Realizar uma síntese dos dados no quadro e solicitar que registrem no caderno.

Adicionais:
*            Leitura complementar: Formação e tipos de solo.
*            Realizar a mesma experiência com solos arenosos e argilosos.
*            Assistir os vídeos sobre solo no site do Centro de previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

Referência Bibliográfica
Mariana Aprile, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação - 17/07/2015 11h12


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